quinta-feira, 9 de agosto de 2007

CHÃO E CHINELO - LOA DO BOI DA MEIA-NOITE (1998)

Formado em Recife em 1995, à base de sanfona, triângulo e zabumba, o grupo Chão e Chinelo seguia a tradição da urbanização dos ritmos nordestinos sedimentada por Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O caminho trilhado por outros grupos como Mestre Ambrósio e Cascabulho deu uma guinada com a entrada da guitarra de tintas psicodélicas de Niltinho (também interessado em música indígena, ruidos eletrônicos e tribais) e a rabeca do mestre de maracatu Maciel (filho de mestre Salustiano, referencial de Chico Science). Esse arrasta-pé (daí o nome do grupo) turbinado (sem afastar-se dos cânones) sacode Loa do Boi da Meia-Noite entre cocos arretados e maracatus. Integrado ainda por Caçapa (viola nordestina, percussão e voz), Márcio Costa (pandeiro, trombone e percussão), Gustavo (pandeiro, mineiro – um ganzá gigante – e backing vocal), Guilherme (tambor, triângulo, maraca e backing), o Chão e Chinelo ressalta antecedentes como o lendário coquista Chico Antonio, descoberto pelo folclorista e escritor Mário de Andrade a quem é dedicado Coco de Fulô Rodado. Tumbado com coro de resposta e guitarra zoando no suporte, Chã de Camará vai para o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro. O percussionista Gustavo chega ao requinte de vestir um tradicional surrão, roupa de maracatu rural com sinos na barra, que ele utiliza como instrumento rítmico. A instrumental E Eu Correndo Atrás de Tu destaca o diálogo de zabumba e pandeiro com a rabeca no serrote melódico. O tratamento dos temas é cru e aliciante (Lá no Forró de Zé Dantas, Machadeiro, Coco de Joana) e nem uma pitada de populismo (em Forró pra Todas as Idades) desarma o impacto da mistura. O disco do Chão e Chinelo pode ser adquirido com Niltinho (xx 81 428 4777) ou Márcio (xx 81 445 6964). (Tárik de Souza)

Márcio Costa - vocal, matraca, pandeiro e baje; Sidclei - percussão; Guilherme Medeiros - vocal, bombo 20", triângulo, mineiro e maracas; Maciel Salu - vocal, rabeca, pandeiro, gaita e surrão; Nilton Jr. - voz, vocal, guitarra, agogô, gonguê, baje, maraca flautahopi; Caçapa - voz, viola de 10 cordas, zabumba, bombo 20" e maracas; Gustavo Vilar - vocal, pandeiro, palmas, mineiro, surrão e maracas.


Faixas:
01 Chá de Camará (Nilton Jr. - Caçapa)
02 É eu correndo atrás de tu! (Maciel Salu)
03 Lá no forró de Zé Dantas (Maciel Salu)
04 Moreninha dos cabelo louro (Maciel Salu)
05 Forró para todas as idades (Maciel Salu)
06 Coco de fulô rodado (Nilton Jr.)
07 Coco pra Zé Neguinho (Nilton Jr.)
08 Coco de Joana (Nilton Jr.)
09 Machadeiro (Maciel Salu)
10 Loa do boi meia-noite (Nilton Jr. - Walter de afogados)

download do disco

7 comentários:

cleidi disse...

olá,
adoraria poder bxar esse cd, mas parece nao tha mais no ar...
vc sabe onde posso encontra-lo??

um gd abç!

cleidi disse...

ah, qq coisa... cleidivilanova@yahoo.com.br

K-Jo Vendetta disse...

tambem nao consigo sacar isto

abraço de portugal

GLEIBSON - INFOSERVICE RECIFE disse...

Bom dia para todos, realmente é lamentável. O download não esta disponível. Existiria a possibilidade de nos enviar um segundo link para podermos baixar o CD?

gleibsonsantos@hotmail.com

Marcos disse...

Eu também fiquei muito interessado nesse disco, se for possível colocar de novo ok?
Obrigado e parabéns, viva a música do Brasil

Chenia disse...

Fiquei contente em achar esse blog. Há um ano fui furtada e levaram esse CD, gostaria muuuuuuito de adquirir outro, como faço? Sou de Salvador.

Chenia disse...

Ah, sobre o CD meu email é cheniadoula@gmail.com.
Onde acho esse bendito?